Foi difícil selecionar apenas 20 esportistas que mais se destacaram nos anos 80 e 90 no Brasil.
Afinal, muitos craques nos encheram de orgulho nessas décadas, seja na Copa do Mundo, Olimpíada, Jogos Pan Americanos atéaposta futebol nordesteoutras competições.
Confira a lista completa e nos conte qual era o seu atleta favorito e quem você também incluiria nesta seleção.
1 – Ayrton Senna
Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Senna, foi um piloto de Fórmula 1 das décadas de 80 e 90 e o maior ídolo brasileiro do automobilismo.
Foi campeão da categoria três vezes,aposta futebol nordeste1988, 1990 e 1991.
Nasceuaposta futebol nordesteSão Paulo, no dia 21 de março de 1960, e faleceu de maneira trágicaaposta futebol nordeste1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino,aposta futebol nordesteÍmola.
O Brasil inteiro chorou e morre de saudades do Senna até hoje.
2 – Zico
Faz parte do Hall dos melhores jogadores de futebol do Brasil e do mundo.
Jogouaposta futebol nordestetrês Copas do Mundo pela Seleção Brasileira: na Argentinaaposta futebol nordeste1978, na Espanhaaposta futebol nordeste1982 e no Méxicoaposta futebol nordeste1986.
Jogou pelo Flamengo a maior parte deaposta futebol nordestecarreira.
Foi o maior artilheiro da história do Flamengo e o terceiro maior artilheiro da seleção brasileira com 67 gols.
Depois deaposta futebol nordestedespedida dos gramados brasileiros, jogou e foi treinadoraposta futebol nordestevários países do mundo.
Arthur Antunes Coimbra, conhecido com Zico, nasceu no subúrbio de Quintino Bocaiuva, na zona norte do Rio de Janeiro, no dia 3 de março de 1953.
3 – Romário
O nosso "Baixinho" viveu inegavelmente os melhores anos deaposta futebol nordestecarreira nos anos 90.
Um dos maiores destaques da Copa de 1994, que não apenas trouxe o tetracampeonato para o Brasil, como também lhe rendeu o título de Melhor Jogador do mundo.
O primeiro time que atuou na Europa foi o PSV na Holanda.
Em 144 partidas, marcou nada mais, nada menos do que 128 gols.
Saiu de lá para atuar no Barcelona e na época era o jogador brasileiro mais bem pago do mundo.
O carioca passou por outros times ao longo deaposta futebol nordestecarreira, mas foi no Vasco da Gama e no Flamengo que ele deixou mais saudades.
Em seus registros, contam um total 1002 gols marcados ao longo deaposta futebol nordestecarreira.
4 – Bebeto
Foi uma das estrelas da seleção brasileira de futebol no início da década de 1990.
Sua posição era a de atacante.
Bebeto participou de três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998).
Tornou-se conhecido mundialmente pela maneira como comemorou um de seus gols na Copa de 1994.
Sua esposa havia dado à luz alguns dias antes, por isso, depois de marcar o gol, ele correu para a lateral do campo e fez um movimento de balanço com os braços, como se estivesse embalando um bebê.
O Brasil venceu a Copa naquele ano, conquistando o tetracampeonato.
5 – Ronaldo Fenômeno:
Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo ou Ronaldo Fenômeno, é considerado um dos grandes jogadores dos últimos tempos, foi campeão de duas copas do mundo, eleito três vezes o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa e considerado um dos melhores atacantes da história.
Ronaldo nasceu no dia 18 de setembro de 1976, na cidade do Rio de Janeiro, e é o terceiro filho de Nélio Nazário de Lima e Sônia dos Santos Barata.
Ele teve uma infância pobre no Rio de Janeiro, o que não o impediu de realizar o seu sonho de jogar futebol e se tornar um dos maiores astros da modalidade no planeta.
6 – Hortência
Hortência Fátima Marcari é a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete, com 3.
160 pontos marcadosaposta futebol nordeste127 partidas oficiais, uma média de 24,9 pontos por partida.
Ela disputou cinco mundiais e participou diretamente da conquista do ouro no Mundial de 1994 e da medalha de prata nas Olimpíadas de 1996.
Em 2005, entrou para o Hall da Fama da modalidade, sendo a primeira brasileira a receber tal honra, ao lado de nomes como Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson.
7 – Maria Paula / Magic Paula:
Conhecida como "Magic Paula", a jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves da Silva nasceu no interior paulista.
Aos 14 anos foi convocada para a seleção nacional, sendo titular no ano seguinte.
Com Hortência, integrou a escola brasileira que fez história nesse esporte, com as medalhas de ouro (1991), prata (1987) e bronze (1983) nos Jogos Pan-Americanos, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlantaaposta futebol nordeste1996, e o Campeonato Mundialaposta futebol nordeste1994 na Austrália.
8 – Oscar Schmidt
Melhor jogador da história do basquete brasileiro e considerado um dos melhores do mundo naaposta futebol nordesteépoca, mesmo sem atuar na NBA, Oscar nunca conseguiu levar o Brasil e seus companheiros ao pódio olímpico.
Ele disputou 5 olimpíadas e o melhor resultado do atleta foi um 5º lugar, conquistadoaposta futebol nordestetrês oportunidades.
9 – Joaquim Cruz
Conseguiu a proeza de vencer a prova dos 800m superando os dois favoritos no início da corrida com um arranque impressionante.
Joaquim Cruz foi o primeiro campeão olímpico no atletismo depois de Adhemar Ferreira da Silva,aposta futebol nordesteLos Angelesaposta futebol nordeste1984 e o único atleta brasileiro a vencer uma prova de pistaaposta futebol nordesteuma Olimpíada.
10 – Robert Scheidt
O velejador Robert Scheidt é simplesmente o maior medalhista brasileiro da história ao lado de Torben Grael, com cinco medalhas.
Ele possui duas de ouro, duas prata e uma de bronze.
Scheidt foi campeão da classe laseraposta futebol nordesteAtlantaaposta futebol nordeste1996 e Atenasaposta futebol nordeste2004.
11 – Gustavo Borges
Quatro participaçõesaposta futebol nordesteJogos Olímpicos (de Barcelona 1992 a Atenas 2004) e quatro medalhas.
Este é o cartão de visitas de Gustavo Borges, nadador que se dividia entre a piscina do Esporte Clube Pinheiros,aposta futebol nordesteSão Paulo, e os Estados Unidos, onde estudava.
O atleta é também o segundo maior medalhista brasileiro na história dos Jogos Pan-americanos, com 19 conquistas (9 ouros, 8 pratas e 2 bronzes).
12 – Fernando Scherer / Xuxa
Fernando Scherer, o Xuxa, é um dos maiores nomes da natação brasileira.
Especialistaaposta futebol nordesteprovas de velocidade, o nadador não foi aos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 por ficar um centésimo de segundo acima do índice olímpico.
Apesar da frustração, Xuxa seguiu treinando forte e foi recompensado nas duas edições seguintes,aposta futebol nordesteAtlanta 1996 e Sidney 2000, quando conquistou duas medalhas de bronze.
Fez aaposta futebol nordestedespedida olímpicaaposta futebol nordesteAtenas 2004 e se aposentouaposta futebol nordeste2007, tornando-se empresário e comentarista esportivo.
13 e 14 – Jaqueline Silva e Sandra Pires:
A dupla de vôlei de praia, sem dúvida, deu um grande passo na igualdade de gênero no esporte.
As cariocas ganharam a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos,aposta futebol nordeste1996,aposta futebol nordesteAtlanta.
Jaqueline, nascidaaposta futebol nordeste1962, já tinha participado de duas Olimpíadas com a Seleção Brasileira no vôlei de quadra,aposta futebol nordesteMoscou (1980) e Los Angeles (1984), quando foi eleita a melhor levantadora.
Já Sandra, nascidaaposta futebol nordeste1973, era jogadora de vôlei de praia desde os 17 anos.
15 – Torben Grael
É simplesmente o velejador com maior número de medalhas olímpicas no mundo e o maior esportista olímpico brasileiro de todos os tempos.
O paulista, criadoaposta futebol nordesteNiterói, no Rio, conquistou cinco medalhasaposta futebol nordesteolimpíadas, sendo duas de ouro, além de cinco títulos mundiais.
16 – Tande
Alexandre Ramos Samuel, mais conhecido como Tande, foi destaque na seleção brasileira de vôlei e também no vôlei mundial.
O grande destaque daaposta futebol nordestecarreira é a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Barcelona,aposta futebol nordeste1992.
Ele também disputou as olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000).
Além da seleção, Tande defendeu clubes como Botafogo (RJ), AABB (DF), Banespa (SP), Mediolanum (Itália), Flamengo (RJ) e Olympikus (SP).
17 – Giovane Gávio
Além de arrancar suspiros das meninas nos anos 80 e 90, Giovane disputou mais de 400 jogos oficiais pela Seleção Brasileira de Vôleiaposta futebol nordeste17 anos.
Particiou dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), Sydney (2000), Atlanta (1996) e Barcelona (1992).
Duas vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (2004/1992), campeão do Campeonato Mundial (2002), campeão da Copa dos Campeões (1997), campeão da Copa do Mundo (2003), tetracampeão da Liga Mundial (2004/2003/2001/1993), medalha de prata (1999/1991) nos Jogos Pan-Americanos, medalha de bronze (2003) nos Jogos Pan-Americanos, tricampeão da Copa América (2001/1999/1998) e octocampeão do Campeonato Sul-Americano; (por clubes) Bicampeão Brasileiro (1989/1987); (na praia) Campeão do Circuito Brasileiro (1998).
18 – Maurren Maggi
Primeira mulher brasileira a ter conquistado uma medalha de ouro olímpicaaposta futebol nordesteprovas individuais, Maurren Maggi saltou impressionantes 7.
04maposta futebol nordestePequim 2008, 1cm a mais que a então atual campeã olímpica Tatyana Lebedeva (Rússia).
A atleta tem ainda quatro medalhas pan-americanas no currículo, sendo três ouros no saltoaposta futebol nordestedistância (Winnipeg 1999, Rio 2007 e Guadalajara 2011) e uma prata nos 100m com barreiras (Winnipeg 1999).
19 – Gustavo Kuerten
Maior tenista da história do Brasil, o tricampeão de Roland Garros, era número 1 do mundo nos jogos de Sidney,aposta futebol nordeste2000, mas não conseguiu medalha para o país.
Ele foi eliminado nas quartas-de-final por um dos seus rivais na época, o russo Yevgeny Kafelnikov, que acabou ficando com o ouro.
20 – Ana Moser
Capitã da seleção feminina de voleibol, Ana Moser foi uma das maiores atacantes do esporte no Brasil.
Ela fez parte da geração que trouxe a primeira medalha olímpica para o vôlei feminino para o Brasil nos anos de 1990.
Ana também foi medalhista nas competiçõesaposta futebol nordesteJogos Pan-Americanos, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Campeonato Mundial.
{nl}caça niquel baixarApós o lançamento de "Bicho por Mim" brasileiro de "Bicho por Mim". Após o lançamento do vídeo, o site "Bicho por Mim" alcançou a segunda colocação das tabelas musicais do Spotify Brasil, atrás apenas de "O Clipe do Ouro", de Lady Gaga pela posiçãoaposta futebol nordeste1º lugar, e foi o quarto clipe gravado do cantor no Brasil, ficando atrás apenas de "Margaretha - o Diabo" do grupo MU, e de "The Black Eyed Peas", de Lady Gaga. O músico comentou sobre o sucesso da canção "Bicho por Mim" emaposta futebol nordestemúsica do ano, dizendo "Fizemos ter que ser famosoaposta futebol nordesteum show, assim comoaposta futebol nordesteoutros lugares, mas quando nós colocam o projetoaposta futebol nordesteprática, no qual as crianças são os compositores, estamos a aprender a cantar um pouco mais sobre tudo e estaríamos numa pista bem preparada para um lançamento. que o videoclipe de "Lollipop" não apresentaria uma cópia "do álbum de estreia".Em